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Relação  entre deficiência de aprendizagem e função executiva.
                                                                                         por Rubia Landi

A função executiva do cérebro pode ser explicada como um conjunto de habilidades do sujeito que funcionam de forma integrada e ajudam a ordenar os comportamentos frente a um objetivo ou meta a ser alcançada, elegendo estratégias adequadas e eficientes, abrangendo todas as habilidades mentais. Para a neuropsicologia a função executiva inclui fenômeno de flexibilidade cognitiva e tomadas de decisão, que estão intimamente ligadas a capacidade de adaptar-se a mudanças conforme necessidade, manejar ideias para resolução de situação problemas.Os estudos mostram que a função executiva está ligada ao córtex pré-frontal que pode ser considerado o centro executivo do cérebro.Sua importância deve-se ao fato de agir na integração temporal das ações necessárias para efetivação das metas.

O processo de aprendizagem é o fruto da interação entre as estruturas mentais e ações do meio, estabelecendo conexões entre as memórias já produzidas e as informações vindas de estímulos externos, provocando, assim, uma mudança de comportamento. Compreende-se então, que os conhecimentos são construídos e reconstruídos dinamicamente, já que os sujeitos estão em constante movimento mental e interação interpessoal. Sendo assim, não é justificável pensar em um sujeito que não aprende. Podemos aventar que a dificuldade em aprender, ou déficits de aprendizado, possa  estar intimamente ligados a déficits executivos. É preciso investigar de onde vem a dificuldade, o que atrapalha o sujeito em utilizar o que aprendeu. É preciso avaliar se há falhas na função executiva. As falhas podem ocasionar problemas de auto controle, de planejamento, podem estar relacionadas a memória de trabalho, a dificuldade em utilizar as informações apreendidas em situações novas, a atenção ou até mesmo no controle inibitório (capacidade em inibir respostas inadequadas, pensar antes de agir).
A avaliação neuropsicológica  e psicopedagógica pode auxiliar na identificação desses déficits executivos. 

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